If you need a more accessible version of this website, click this button on the right. Switch to Accessible Site

WARNING

You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.

Close [x]

Ara Ladeia, participa do programa "O bicho vai pegar", na rádio FM CBN Salvador, no dia 04 de maio de 2015, entrevistada por Gabriella Braga e Lula,  e fala de saúde oral em cães e gatos.

Para assistir clique aqui

Entrevista para o Jornal A Tarde, sobre saúde oral nos cães e gatos, com Ara Ladeia, médica veterinária, pós-graduada em odontologia veterinária, na FMVZ- USP

Para assistir clique aqui

A Odontologia Veterinária mostrou-se uma necessidade, em Salvador, desde 1992, onde observava-se que nos cães e gatos, acima de 5 anos de idade, atendidos na rotina clínica da Pet Doc, aproximadamente 98%  apresentavam algum grau de doença na boca, envolvendo dentes e/ou tecidos moles.

Estudos mostram que, entre as afecções que acometem os cães e gatos, a doença periodontal é a mais comum, e este termo se refere a qualquer doença ou inflamação das estruturas que estão em volta, e sustentam o dente. Envolve gengivite discreta a grave, e periodontite.

Periodontite é uma doença inflamatória dos tecidos de suporte dos dentes, causada por bactérias. Quando ocorre  inflamação severa, pode causar danos permanentes aos tecidos periodontais (tecidos de sustentação do dente), podendo levar a várias alterações na boca, como halitose(mau hálito), retração gengival, mobilidade e perda de dente.

Cães e Gatos que apresentem sobreposição de dentes (dentes montados), má oclusão, presença de placa bacteriana e baixa imunidade, corre mais risco de desenvolver doença periodontal, porque estas alterações favorecem o desenvolvimento desta afecção. Cães de raça de pequeno porte, e cães miniatura são mais propensos a desenvolver gengivite e periodontite. Já em cães mais velhos a incidência de periodontite é maior que em cães mais jovens.

A periodontite pode causar danos em outros órgãos além da boca,  principalmente no rim (glomerulonefrite),  mas também no coração (endocardite bacteriana), no fígado (hepatite), nas articulações (poliartrite). Existem alguns relatos de meningite, otite e espondilite relacionado com periodontite.

Os proprietários destes pacientes precisam ser  esclarecidos, e entenderem que o problema do seu mascote não é apenas o mau hálito e perdas dos dentes, mas principalmente as consequências sistêmicas da doença periodontal, que encurtam a sobrevida, e pioram qualidade de vida destes pacientes.

Estudos mostram que a média de vida aumentou nas últimas décadas, e em parte isto se deve ao maior cuidado com a saúde oral.

Os pacientes apresentam melhora significativa após tratamento periodontal, tanto na saúde, mas também uma mudança no comportamento, trazendo-lhe de volta bem estar, e interação com seus proprietários.

(Ara Ladeia)

Campanha de Vacinação 2015

Tópicos Veterinários

SorrisoVet